03 maio 2007

DIA DA MÃE

DIA DA MÃE


O Dia da Mãe foi oficialmente criado pela norte-americana Anna Jarvis, que perdeu a sua mãe em 1904. Mas a História deste dia começou muito antes, há mais de 2000 anos!
As mais antigas celebrações do Dia da Mãe estão ligadas à comemoração do início da Primavera, na Grécia Antiga. Estes festejos eram em honra da Deusa Rhea, mulher de Cronos e mãe de todos os deuses desta cultura.
Por seu turno, em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cibele, a mãe dos deuses romanos. O dia dedicado a esta deusa foi criado cerca de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo da Quaresma (os 40 dias antes da Páscoa) um dia chamado "O Domingo da Mãe", dedicado a todas as mães inglesas. Nesta época, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. Assim, no Domingo da Mãe, os criados tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.
Sabias que a primeira vez que se falou realmente num dia especial só para mães foi nos Estados Unidos em 1872? Julia Ward Howe e algumas colegas uniram-se para lutar contra a guerra e, segundo elas, o Dia da Mãe seria um dia de paz.



Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.

Na biblioteca, durante esta semana, os alunos elaboraram um marcador para oferecer à sua mãe.

01 maio 2007

DIA MUNDIAL DO LIVRO


O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO.Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão.

Nesta semana, na biblioteca, os alunos assinalaram também esta data.

No dia 23 de Abril os alunos do 4.º C elaboraram um cartaz referente ao Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, o qual foi colocado no átrio de entrada, de forma a todos os alunos, professores e auxiliares tomarem conhecimento deste dia tão especial.

Cada aluno do 4.º ano apresentou aos restantes colegas um escritor português de literartura infanto-juvenil. Estes alunos ficaram a conhecer um pouco da vida e obra dos autores mais importantes da nossa praça.

Os alunos dos restantes anos de escolaridade, na Hora da Conto, tiveram a oportunidade de ouvir a história "A Menina que detestava Livros" e de desenhar a capa de um livro. Alguns alunos revelaram grandes dotes artísticos!!!


Apesar do dia do Livro Mundial do Livro ser festejado apenas no dia 23 de Abril, todos os dias são Dias de Livros aqui na nossa biblioteca.

Vamos lá ler cada vez mais amiguinhos!