31 outubro 2008

Viva o Outono!

VIVA O OUTONO


O Outono foi o tema explorado na biblioteca escolar durante a semana de 6 a 10 de Outubro.
Os alunos do 4.º A elaboraram um magnífico painel sobre o Outono com folhas, ouriços, pinhas, espigas de milho... e elaboraram um texto colectivo sobre esta estação.
Às turmas do 3.º e 4.º anos foi colocado um desafio - dramatizarem uma pequena peça de teatro alusiva a esta estação do ano. Alguns alunos ficaram entusiasmados com a proposta, outros um pouco apreensivos.
Os alunos treinaram em casa e na sala de aulas e no dia marcado corresponderam prontamente ao desafio colocado. De facto, alguns revelam bastantes capacidades para a dramatização.
Parabéns a todos!

26 outubro 2008

Dia Mundial da Alimentação









Na semana de 13 a 17 de Outubro a biblioteca desenvolveu várias actividades em torno do Dia Mundial de Alimentação.

Logo na segunda-feira colocou um cartaz no hall de entrada da escola, onde constavam as razões para comer fruta, a importância da sopa na nossa alimentação e o consumo de peixe.

Ao longo da semana os alunos ouviram a história "O Gato Comilão" e visualizaram alguns videos no youtube sobre a alimentação. Também cantaram as canções "Era uma vez um rei com uma grande barriguinha" e "Come a sopa, vá lá".

Esperamos que com esta iniciativa tenhamos contribuido para a mudança de alguns hábitos alimentares dos nossos leitores.

Sites visitados no youtube:

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

O mês de Outubro, segundo a IASL, é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, contudo o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 27 de Outubro como o DIA da BIBLIOTECA ESCOLAR, permitindo às escolas a preparação atempada de actividades específicas a realizar neste dia, independentemente de todas as acções que possam levar a efeito noutros dias do mês.

A Biblioteca Escolar da EB1 n.º2 de Mangualde associou-se às comemorações e do seu programa consta um conjunto de várias actividades:


- Divulgação dos Direitos do Leitor (1.ª semana de Outubro);


- Distribuição do Guião do Utilizador (2.ª semana de Outubro);


- "Uma porta, um leitor" (3.ª semana de Outubro);


- Distribuição de marcadores (4.ª semana de Outubro).