24 novembro 2008

Assinatura do Protoclo de Cooperação da Rede de Bibliotecas de Mangualde e Penalva do Castelo

Na 6ª feira, dia 21 de Novembro, pelas 15h30min foi assinado o protocolo de cooperação da Rede de Bibliotecas de Mangualde e Penalva do Castelo e inaugurado o portal da referida rede, o qual disponibilizará online o catálogo de todas as bibliotecas (http://rbm.cmmangualde.pt/).
Este evento contou com a presença da Dr.ª Teresa Calçada, Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares que, ao longo do dia, teve a oportunidade de visitar/conhecer as diferentes bibliotecas que compõem esta rede:
Biblioteca Municipal de Mangualde
Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo
Biblioteca Escolar da ESFA
Biblioteca Escolar da EB2,3/S de Penalva do Castelo
Biblioteca Escolar da EB2,3 da ACO
Biblioteca Escolar da EB2,3 da GEA
Biblioteca Escolar da EBI da Ínsua
Biblioteca Escolar da EB1 n.º2 de Mangualde

A nossa biblioteca foi a primeira a ser visitada pela Dr.ª Teresa Calçada. Às 9h chegou à BE acompanhada da Dr.ª Paixão Pinto, coordenadora interconcelhia e, depois de conhecer as instalações, teve a oportunidade de assistir à leitura do último capítulo do livro "Uma viagem ao tempo dos castelos", feita pelos alunos do 4.º B, no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
A Dr.ª Sara Vermelho, vereadora da Cultura da CMM, a Dr.ª Maria João, directora da Biblioteca Municipal de Mangualde e a Dr.ª Fernanda Romão, coordenadora da Biblioteca Escolar da EB2,3 GEA também se deslocaram à nossa biblioteca, acompanhando a Dr. Teresa Calçada nesta visita à nossa BE.
A Dr.ª Teresa Calçada saiu muito agradada com a nossa biblioteca escolar, instalações e funcionamento, com a sua utilização pelas diferentes turmas e pelo trabalho desenvolvido ao nível do PNL.

07 novembro 2008

Acção de Formação

"A Biblioteca Escolar e o Desenvolvimento do Currículo"
(Dr.ª Ana Cabral)

No dia 5 de Novembro, pelas 16h, a Dr.ª Ana Cabral veio à nossa biblioteca falar do papel da biblioteca escolar no desenvolvimento do currículo.
A acção de formação destinou-se aos professores do 1.º CEB e estes, apesar do cansaço após um dia de trabalho, responderam prontamente ao apelo e não deram por mal empregue o tempo dispendido, bem pelo contrário, pois a simpatia da formadora aliada ao seu poder de comunicação tornou aquelas duas horas num momento de convívio, de descontração e, inevitavelmente, de aquisição de aprendizagens verdadeiramente significativas para todos os presentes.
A Dr.ª Ana Cabral partilhou com todos os professores a sua experiência enquanto coordenadora de uma BE e sensibilizou para a necessidade de todos verem a biblioteca escolar como uma mais-valia para a escola, como um recurso de enorme importância para o desenvolvimento do currículo.
No final, presenteou-nos com algumas deliciosas leituras que cativaram todos os presentes.
À Dr.ª Ana Cabral o nosso obrigado.

05 novembro 2008


DIA DAS BRUXAS



O Halloween, Dia das Bruxas, é uma festa comemorativa celebrada no dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos. É realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Esta festa, por estar relacionada à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de Outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
A nossa escola também comemora o Dia das Bruxas. Na biblioteca, durante esta semana, os alunos ouviram histórias relacionadas com esta data. Os mais pequenitos, os do 1.º ano, ouviram a história "Uma bruxa muito especial" e os restantes alunos ouviram várias histórias do livro"Bruxas, feiticeiras e suas maroteiras de Alexandre Parafita.
Na sexta-feira, 31 de Outubro, realizou-se o Desfile das Bruxas no ginásio da escola, com a participação da maior parte dos alunos.
Bruxas, fantasmas, feiticeiras, dráculas, vampiros, mortos-vivos...
Que horror, as bruxas e seus companheiros maléficos, reuniram-se no ginásio da nossa escola. O ambiente era de pôr os cabelos em pé ... Que medo!!!
Era o desfile do Dia das Bruxas.
A iniciativa partiu dos professores de Inglês (AEC - Teacher's Help) e contou com a colaboração de todos os professores da escola, coordenadora do conselho de docentes 1, representante do conselho executivo, do coordenador da biblioteca, das auxiliares da acção educativa, dos encarregados de educação e do Sr. José Manuel Almeida, que gratuitamente cedeu a aparelhagem de som e a quem a direcção da escola e o órgão de gestão do agrupamento agradecem desde já.
Ah! é claro, sem alunos não haveria este desfile magnífico e eles estiveram à altura! A maioria dos alunos participou no desfile, uns com fatos adquiridos para a ocasião e outros com disfarces confeccionados pelos próprios encarregados de educação. Todos eles estão de parabéns! Vinham horrivelmente disfarçados, cada um mais assustador do que o outro! Alguns metiam medo ao próprio susto!!!
Para eleição dos melhores disfarces contámos com o apoio de um júri composto por onze elementos, um por cada turma.
O júri elegeu como vencedores deste evento os seguintes alunos:

1.º lugar - Miguel Monteiro (2º C)
2.º lugar - Gabriela Costa (1.º A)
3.º lugar - Carolina Cruz (3.º A)

Tendo em conta o trabalho, a dedicação e empenho de alguns encarregados de educação na elaboração da fatiota, um júri decidiu fazer uma outra eleição. Nesta participaram todos os alunos com fatos confeccionados em casa.
O vencedor foi o aluno - João Manuel (2.º A)
Parabéns a todos e, para o ano esperamos novamente a visita destes seres tão horrendos!


AHAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!