24 fevereiro 2010

As actividades da Semana da Leitura começaram…

No dia 24 de Fevereiro procedeu-se gravação das leituras na rádio feitas pelos alunos seleccionados na nossa Escola (1 por ano à excepção do 1º), a saber: Mariana Figueiredo Lopes, 2ºA; Rodrigo Mendes Cabral, 3ºC e João Gonçalo Cabral Albuquerque 4ºB. Ouça as suas leituras na Rádio Voz de Mangualde durante a semana da leitura de 1 a 8 de Março.

16 fevereiro 2010

Semana da Leitura de 1 a 8 de Março de 2010

Maratona do conto- alunos, Professores e pais são convidados a ler, a contar ou apresentar um conto ou uma pequena dramatização à sua escolha no dia 3 de Março de 2010.
 Aceite o desafio!
Contacte a Biblioteca Escolar
Nota: O Programa da semana da leitura será publicado oportunamente na página do Agrupamento.

14 fevereiro 2010

Hoje é o Dia de S. Valentim, Dia dos Namorados.  Aqui fica esta bela ilustração que me lembra A história de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar escrita por Luís Spúlveda... uma história de amor que vale a pena conhecer!!!


A História:
Uma gaivota moribunda, vítima da poluição de uma maré negra, confia o seu pequeno ovo a um gato grande, preto e gordo, chamado Zorbas, pedindo-lhe para cumprir três promessas: não comer o ovo; cuidar dele até a pequena gaivota nascer; e, por fim, ensiná-la a voar.
Zorbas pede então ajuda a três amigos gatos (Colonello, Sabetudo e Barlavento) para tentar levar a cabo a estranha e difícil missão... Depois de passarem por muitos perigos para cumprirem as duas primeiras promessas, eles têm que recorrer a alguém muito especial para os ajudar a cumprir a terceira (ensiná-la a voar!) mas, para isso, têm que quebrar o tabu dos gatos...

13 fevereiro 2010

Abecedário sem Juízo

Poema colectivo, escrito pelos alunos da EB1de Almeidinha e do 2ºA da EB1 nº2 de Mangualde, inspirado no poema “Abecedário sem Juízo” da escritora Luísa Ducla Soares.


A é o Alberto que é muito esperto.

B é a Bia que gosta da tia.

C é a Cristina, nada fora da piscina.

D é o Diogo, que gosta muito de jogo.

E lembra estudar… um caso a pensar.

F é Francisco que pesca com isco.

G é Gabriela…cravo e canela!

H de Hélder Leandro que tem cara de Malandro.

I é a Isabel que escreve no papel.

J é o João que gosta de Limão.

L de Lucas que deixa as miúdas malucas.

M é a Marta que todos os dias recebe uma carta.

N é o Napoleão, dorme dentro do colchão.

O é a Olga, todos os dias tem folga.

P é o Panda que está sempre à Varanda.

Q é o Quim que anda sempre de patim.

R é o rato que está sempre a fugir do gato.

S é a Sara que gosta de mostrar a cara.

T é a Teresa que põe a mesa.

U é o Ulisses que só faz chinesices.

V é Verónica que escreve uma crónica.

X é o Xaile para levar ao baile.

Z é o Zé, que tem força de chimpanzé.

A Flor mais grande do mundo

"E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?" José Saramago

Uma pequena animação de Juan Pablo Etcheverry baseada na obra de José Saramago, com locução do próprio autor.Veja a animação!

12 fevereiro 2010

Dez Meses de Histórias da colecção Pasta Mágica – Literatura, Areal Editores



É um livro que reúne dez histórias em torno de um grupo de amigos que são alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, uma por cada mês do ano lectivo, de Setembro a Junho.
O conto Galochas Vermelhas:
A Ana destemida e o Celestino que faz queixinhas são duas personagens fascinantes que nos arrastam até à Vinha do Lagar Velho. Uma vez lá, preparavam-se para comer as deliciosas uvas, mas o Celestino, não conseguiu repetir a lenga-lenga que a avó tinha ensinado à Ana para as uvas não fazerem mal à barriga… entretanto começou a chover… e… Vale mesmo a pena descobrir o que se passou…
A partir da conto“ Galochas Vermelhas “ foi pedido aos alunos que também eles criassem textos que os protegessem das indisposições provocadas pelos exageros ao consumir os seus alimentos preferidos:


06 fevereiro 2010

Uma aventura literária...2010

A Editorial Caminho tem o prazer de anunciar que está aberto o Concurso Uma Aventura…Literária 2010, que se destina a alunos do 1º,2º,3º Ciclo e Secundário. Este concurso propõe 5 modalidades; Texto original, Crítica, Desenho, Teatro e Olimpíadas da História.
Todas as escolas participantes recebem um cheque-livro.

Todos os alunos participantes recebem um diploma de participação e autocolantes.

Todos os professores recebem um diploma de Coordenação Pedagógica.

Os trabalhos premiados são publicados com nome e fotografia dos autores num dos livros da colecção Uma Aventura.

Os autores dos trabalhos premiados recebem um cheque-livro.

Os professores responsáveis pelos trabalhos premiados recebem um diploma de Coordenação Pedagógica e um cheque-livro.

O júri pode atribuir Prémios Especiais e Menções Honrosas.

O prazo de entrega de trabalhos termina a 15 de Fevereiro de 2010 (data dos CTT).
O regulamento bem como a possibilidade de inscrição on-line estará disponível no site www.uma-aventura.pt a partir do final do mês de Outubro.
Para mais informações pode consultar o site www.uma-aventura.pt

ou contactar em dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h, Maria Clara Martins pelos telefones 214272287 ou 214272200.

Caso envie os trabalhos por correio deverá faze-lo para a seguinte morada: Editorial Caminho: Concurso Uma Aventura…Literária 2010 – Rua Cidade de Córdova nº 2 – 2610-038 Alfragide

02 fevereiro 2010

Concurso Faça Lá um poema

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2010, que se realiza no CCB no dia 21 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, lançaram um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia. Procurando incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o concurso Faça lá um poema destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário. Na Eb1 nº2 de Mangualde muitos foram os poetas que agarraram este desafio e deram asas à sua inspiração. Clique aqui e conheça os poemas seleccionados na escola para concorrer a nível nacional.