20 junho 2010

" Histórias infantis: Desfile de personagens" ... ainda na Festa do livro, no dia 6 de Junho

Por momentos, Mangualde transformou-se no mundo encantado das histórias infantis, as personagens foram chegando ao recinto da  Festa do livro e da leitura: as princesas Cinderela, a Branca de Neve e a Bela Adormecida... as rainhas, as fadas, as Pipis das meias altas, as bruxas...as Sevilhanas... sem esquecer, está claro, o terrível Pirata. As personagens sairam dos livros... e fizeram a festa... foi uma tarde de domingo muito animada e encantadora...


18 junho 2010

E a " Flor mais grande do mundo" deixou as suas sementes...

"E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?" José Saramago



10 junho 2010

Hora do conto Nabo Gigante

A história «O Nabo Gigante», de Niamh Sharkey e Alexis Tolstoi, da editora Livros Horizonte, passeou-se pela Festa do Livro e da Leitura.
Um conto verdadeiramente hilariante, em que os alunos do 2ºB e o público se divertiram a ajudar a arrancar um nabo gigante! A união faz a força!

Vamos espreitar!





 

05 junho 2010

O Cuquedo

No dia 4 de Junho o Palco da Festa do Livro e da Leitura transformou-se numa gigantesca selva. O 1ºB dramatizou a história “O Cuquedo”. Os alunos construíram as máscaras pintando e recortando as personagens, animais de grande porte - girafas, elefantes, hipopótamos, rinocerontes…sem esquecer o próprio Cuquedo ( tão fofinho)…e desfilaram no palco plenos de cor ritmo e humor. Todos os presentes participaram nesta história com entusiasmo.

É tão injusto!

O 3ºB dramatizou a história hilariante de um gato muito travesso que se intitula: “É tão injusto!” de Pat Thomson e Jonathan Allen, da editora Gatafunho. Os alunos construíram as máscaras pintando e recortando as personagens e desfilaram no dia 4 de Junho no palco da Festa do livro e da leitura, personificando os vários animais da quinta. O público presente participou nesta história com as suas vozes e energia.

Festa do livro e da Leitura - Nós e os livros

No dia 2 de Junho a apresentação do livro " O saber não Ocupa Lugar ", coordenado pela Professora Lúcia Morgado, que reenvia inevitavelmente para actividades/ experiências pedagógico-didácticas, foi enriquecida com a dramatização pelo 3º C da peça "Nós e os livros", retirada desse livro.

As fotos de Histórias Baralhadas, Lengalengando e Nós e os livros



02 junho 2010

Festa do Livro e da Leitura- Dia Mundial da Criança

Histórias Baralhadas
Como dizia o Rap com que finalizaram a sua actuação “ As histórias baralhadas são muito engraçadas, são muito animadas…” Os alunos do 4ºC construíram todo um cenário infantil, onde as histórias tradicionais se encontravam baralhadas. Ao mote de "Era uma vez..." as personagens da História tradicional o Capucinho Vermelho foram surgindo no palco da Festa do Livro e da Leitura (o Capuchinho Vermelho ou será Amarelo???, a avozinha, a neta e, como não podia deixar de ser, o Lobo Mau)…irreverentes e divertidas perante a surpresa de um público atento.

Fotos disponíveis brevemente!

Festa do Livro e da Leitura - Dia Mundial da Criança

Lengalenga lengando
Quem não se lembra das encantadoras lengalengas da infância, cujas recordações devem permanecer para cada um de nós como uma bênção. Os 2ºC e 2ºA com a colaboração de 3 alunas do 4ºC, no dia 1 de Junho, invadiram o Palco da Festa do Livro e da Leitura e plenos de ritmo e animação, “lengalengaram” para um público animado e pronto a colaborar com os jovens “lengalengaladores”. Foram 9 lengalengas que animaram a tarde naquela terça-feira.

Fotos brevemente disponíveis