13 dezembro 2009

Dia 10 de Dezembro, dia Internacional da Declaração Universal dos Direitos Humanos


Livro adapta e ilustra a Declaração Universal dos Direitos Humanos para crianças e jovens.

Na semana em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos do Homem, escolhemos, como sugestão de leitura  a Declaração Universal dos Direitos Humanos Ilustrada.

“O livro é um mosaico do trabalho 28 artistas de diferentes países, resultando em uma ampla visão cultural que reflete o caráter universalista da Declaração. Ilustrações líricas e críticas, tristes e engraçadas, que têm em comum a idéia de que não existem diferenças que justifiquem a discriminação, a violência e a exclusão entre os homens."

A Declaração Universal dos Direitos do Homem é um dos documentos mais importantes da história da humanidade. Estabelece um conjunto de direitos universais, ou seja, de qualquer ser pessoa, e fundamentais, porque se considera que esses direitos correspondem a necessidades que qualquer pessoa necessita de ter satisfeitas para poder viver uma vida digna.

Uma boa altura para pensares:
De que precisa cada um de nós para sentir que vive de forma digna numa sociedade justa? De que depende a felicidade de qualquer pessoa? Quais são as condições mínimas de que necessitamos para vivermos felizes?


Apesar de a Declaração ter 61 anos, muitos direitos humanos continuam a ser desrespeitados...



08 dezembro 2009



Feira do Livro

Um livro transporta as crianças para um mundo diferente, fá-las viajar através das palavras e solta-lhes a imaginação. Uma imaginação fértil, própria de quem tem poucos anos e quer descobrir tudo. Felizmente há cada vez mais crianças a ler e o prazer pela leitura é um contributo inegável para o sucesso escolar

A Biblioteca Escolar vai de novo dinamizar a Feira do Livro, a mesma decorre na Escola Eb1 nº 2 de Mangualde,  nos dias 9, 10,14, 15 e 16 de Dezembro das 10h às 17h, à excepção do dia 14 que termina às 18.30h.

Espaço para sonhar...

Para celebrar a quadra natalícia, a Biblioteca Escolar convidou os alunos dos quartos anos da Escola EB1 nº 2 de Mangualde assistiram no dia 18 de Novembro, no  auditório da Biblioteca Municipal, ao espectáculo infantil "A Noite de Natal".   Esta história de Sophia de Mello Breyner Andresen, contada pelo actor Paulo Lages, enriquecida pela  intervenção cénica e dramática das próprias crianças que assistiram ao espectáculo. As personagens ganharam vida e saltaram das páginas do livro.
O actor assumiu-se como o leitor do conto e animador, fazendo ler os alunos em voz alta, solicitando o comentário e a participação de todos e até a representação de alguns.
Uma aluna personificou o percurso da protagonista, desde o início, e a ela outros se juntaram, assumindo o lugar dos reis magos e da estrela na visita ao Menino.
As crianças puderam ainda seguir a história pelo próprio livro, que lhes foi  distribuído à entrada.