16 março 2010

Árvore Especial... Dia Mundial da Poesia, 21 de Março.

Ao pé da Árvore da Especial vão despontar as folhas da Primavera que ainda há-de vir, poesia escrita em folhas, para colorir o dia, poesia cantada, dita, sussurrada...Poesia... Poesia...

Encontro com José Fanha

Na semana da leitura a BE presenteou-nos com mais um momento excepcional, desta feita com a presença de José Fanha. Conta quem lá esteve que o tempo na sua companhia foi muito breve, como sempre acontece quando estamos fascinados, rendidos… ou quando, simplesmente, gostamos. Este encontro foi marcado pelo despertar do gosto pela leitura, pelos livros e bibliotecas que esteve sempre presente quando o escritor falou da sua vida...quando leu poemas ... Clica aqui para conheceres um pouco da vida do autor através das perguntas da Inês Monteiro, Mariana Rebelo e Rodrigo Jesus do 3ºA...O José Fanha foi recebido pelos alunos da EB1 nº2 com a leitura dos trabalhos elaborados a partir da obra A porta... Clica aqui para conheceres o trabalho do Miguel Monteiro do 3ºC. A leitura poemas motivou os alunos para a escrita... brevemente disponíveis  mais trabalhos  produzidos pelos alunos.

14 março 2010

Semana da Leitura

Mensageiros do Livro


Os Mensageiros do livro percorreram as salas de aula da EB1nº2 de Mangualde. De cada turma foi seleccionado um aluno e durante o dia foram a todas as turmas ler excertos de obras, poemas e/ou mensagens sobre livros e sobre a importância da leitura.

07 março 2010

Leitura seniores

No dia 5 de Março, foi com entusiasmo que os alunos da EB1 forma recebidos pelos idosos no Centro de dia do Complexo Paroquial. Sentados à volta de um animado grupo de crianças, os idosos do Centro de dia começaram por ouvir a Canção " Os livros ", seguidamente ouviram atentamente os contos tradicionais que os mais novos leram em voz alta. A Mariana, o Rodrigo e Ivo, do 3ºB, leram A Cigarra e a Formiga, o Miguel, o Rodrigo, o João Pedro e a Ana Sofia, do 3ºC, leram a A lebre a Tartaruga, o João, o Diogo e o Rodrigo do 4ºB leram A Águia e a Coruja e a Beatriz, a Inês, a Mariana e a Maria Inês, do 3º A,  leram  O Casamento da Franga.

Um serão diferente na Biblioteca Municipal de Mangualde

No dia 4 uma plateia, exigente e entusiasmada,  ficou deslumbrada com as actuações dos alunos de todas as Escolas/ Agrupamentos de Mangualde, com destaque especial para o Musical "A Carochinha e João Ratão" que representou a nossa escola e para a música "Os livros". No intervalo da actuação dos alunos assistimos à Palestra  "Partilhar Leituras & Afectos"  Sessão sobre leitura e afectividade dinamizada pela Dra Angela Escada, que de uma forma tranquila cativou uma plateia, que estava ao rubro, e alertou todos os presentes para a importância da leitura no desenvolvimento harmonioso das crianças.



Nota: Seria injusto não agradecer o empenho e dinamismo do 4ºC e da Professora na preparação do musical, é também de salientar a graciosidade dos apresentadores.

Maratona do conto

Neste dia a  leitura teve mais magia... uma ideia simples ,  durante todo dia Professores, alunos, Encarregados de Educação e familiares foram convidados a ler, a contar ou apresentar um conto ou uma pequena dramatização à sua escolha. Saliento  a cumplicidade entre os pais, ou nalgumas situações irmãos, e os alunos, os olhares que trocaram e o seu orgulho perante os amiguinhos...

Obrigada a todos quantos participaram nesta actividade e a todos quantos diariamente cultivam este ritual mágico da leitura a par.

Fotografias brevemente disponíveis

06 março 2010

Na semana da leitura...Drax veio à escola!

A Ana, animadora da Livraria Casita de Drax, apresentou o Dragãozinho Drax aos alunos e convidou todos a cantarem a sua canção. De seguida os alunos entusiasmados ouviram as suas histórias onde a música e a expressão corporal se misturaram com as palavras.Foram dinamizadas duas sessões uma destinada aos 1º e 2º anos, outra  aos 3º e 4º anos.
A animação proporcionada pela Livraria  Casita de Drax, realizou-se no ginásio da escola, como recompensa pelo sucesso da Feira do Livro, realizada no final do do 1º período na EB1.

Ladainha da Leitura

Na Semana da Leitura a festa começou com a Ladainha da leitura. Os alunos da EB1 nº2, sairam da escola cerca das 10h30, percorreram as ruas da cidade a ler um texto ritmado (em forma de ladainha), chamando, assim, a atenção da população para a importância das leitura.Os alunos reuniram-se aos colegas das várias escolas de Mangualde  no Largo Dr. Couto, cerca 11h00, para uma leitura colectiva . A concentração contou com a presença de elementos do Executivo Autárquico.