Esta actividade foi promovida pela Câmara Municipal/ Biblioteca Municipal, com o apoio da DGLB, Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, no âmbito do Programa Nacional de Itinerâncias Culturais.
Partindo do livro de JuttaBauer com o mesmo título, que conta a história de um pequeno pinguim que fica desfeito quando a mãe grita com ele, a mediadora de leitura conduziu as crianças à elaboração de outras histórias, através do recurso a "palavras- chave", sorteadas de saquinhos (das personalidades, das qualidades, dos elementos mágicos...)
Os nossos pequenos escritores elaboraram as seguintes histórias:
Autores: Inês, Mariana, Guilherme e Rodrigo
Elementos: - pinguim veloz/monte /Extra-terrestre/procurar/capa/botas
Era uma vez um extra terrestre que era invisível e que veio do espaço num avião.
O extra-terrestre aterrou numa montanha onde vivia um pinguim.
O pinguim começou a correr, meteu-se no avião e foi para a terra do extra-terrestre. Depois foi procurar uma nave espacial e foi ter a uma terra com muitas montanhas, onde encontrou uma capa e umas botas que permitiam que ele voasse.
Colocou a capa, calçou as botas e foi parar a uma cidade, onde decidiu morar. Bateu à porta das casas para ver se encontrava alguma onde morar. Arranjou uma casa e ficou lá a viver.
Dias mais tarde encontrou o pinguim na cidade e ficaram amigos.
Autores: Francisca, Rita, Gonçalo e Miguel
Elementos: Bruxa teimosa/pintainho astuto/lua/aprisionar/relógio
Era uma vez uma bruxa teimosa, chamada Bruxa Não Sei. Ela vivia na cidade e um dia foi viajar até à Lua. Quando lá chegou encontrou um pintainho amarelinho.
Mais tarde, a bruxa e o pintainho afastaram-se e o pintainho decidiu ir procurar a Bruxa Não Sei. Quando se encontraram combinaram ir juntos para a escola.
Na escola, a bruxa estava sempre a falar e não deixava falar o pintainho, apesar deste ser muito esperto.
Entretanto, a professora Irene estava a fazer contas no quadro e a Bruxa Não Sei não se calava. Então, a professora fez uma ficha só para a bruxa e ela ficou aprisionada na escola.
Para salvar a sua amiga, o pintainho foi buscar um relógio mágico que tornava as pessoas invisíveis. Com ele o pintainho conseguiu tirar a bruxa da escola.
A Bruxa Não Sei aprendeu a lição, deixou de ser teimosa e reconheceu que a escola é muito importante.
Autores: Inês, Beatriz, Rodrigo e Gonçalo
Elementos: Estrela poderosa/pato imortal/casa/querer/poção mágica
Era uma vez uma bela casinha, muito especial, porque tinha lá dentro uma poção mágica que toda a gente queria.
Um belo dia, uma Estrela poderosa conseguiu entrar dentro da casa. Ela era tão poderosa que até conseguiu levantá-la.
A Estrela bebeu a poção e, de repente, apareceu-lhe um pato que era imortal. O pato disse-lhe que o poder da poção só durava uma semana e que ela deveria aproveitar muito bem a poção, antes que o seu poder desaparecesse.
Então a Estrela transformou-se em Super-Herói e, durante uma semana, a paz reinou na Terra.
A Estrela bebeu a poção e, de repente, apareceu-lhe um pato que era imortal. O pato disse-lhe que o poder da poção só durava uma semana e que ela deveria aproveitar muito bem a poção, antes que o seu poder desaparecesse.
Então a Estrela transformou-se em Super-Herói e, durante uma semana, a paz reinou na Terra.
Autores: Mariana, Rodrigo, Francisca e Ivo
Elementos: Pinguim furioso/ratinho curioso/floresta/transformar/livro mágico
Era uma vez um ratinho que era muito curioso.
Como era muito curioso, um dia decidiu ir até à floresta e encontrou lá um pinguim que lhe disse que aquela floresta era mágica.
O ratinho encontrou na floresta um livro mágico onde estava escrito o seu nome. O pinguim dizia que o livro era seu pois ela é que vivia na floresta.
O pinguim ficou e transformou-se num gato assanhado. O ratinho fugiu e escondeu-se no meio da floresta mágica.
E assim, o gato assanhado, ou melhor, o pinguim conseguiu ficar com o livro e o rato nunca mais apareceu.
Autores: André, João Pedro, Bia e Tatiana
Elementos: Rainha maravilhada/porco perigoso/Castelo//combater/óculos mágicos
Era uma vez uma rainha maravilhada que estava à janela do seu castelo e viu um porco a deitar o lixo, coisas muito perigosas, garrafas de vidro…
A rainha disse ao porco:
- No meu reino, isso não se faz!
O porco fez de conta que não a ouviu e começou a destruir o castelo com as suas patas.
Então, a rainha maravilhada colocou os seus óculos mágicos, uma armadura e foi combater com o porco perigoso. Com aqueles óculos ela ficava toda musculada e muito forte e, assim, conseguiu vencer o porco perigoso.
A rainha maravilhada obrigou o porco a colocar o lixo no caixote e ele, durante uma semana, limpou todo o reino e deixou de ser perigoso.
Olá rapaziada!
ResponderEliminarEspero que a mãe não passe o tempo a gritar porque os filhos não querem cumprir com os seus deveres.Vamos lá a continuar a ler e a gostar de ler para que cada dia que passa saibamos mais e que as nossas comunicações e o seu conteúdo sejam melhores e mais profícuas.
Um abração